Ao aprofundarmos mais sobre o que sejam hipertextos, entramos em contato com um poderosíssimo recurso tanto para pesquisa com para escrita e produção de texto.
Segundo Marcuschi 2001, a definição de hipertexto cunhado por Theodor Holm Nelson em 1964, refere a uma escritura eletrônica não-seqüencial e não-linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma seqüência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente co-autor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/ leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita.
Trabalhar com nossas crianças a leitura e produção de hipertextos na escola hoje é e será por um bom tempo um desafio, haja visto a deficiência do processo de alfabetização no país,que tem produzido apenas alunos decodificadores.Talvez se aliarmos a construção do processo de leitura e escrita com o trabalho de hipertexto na sala de aula seja um estratégia para que o aluno seja de fato alfabetizado no seu verdadeiro sentido.
MARCURSCHI 2001,coloca ainda que o hipertexto, aliado às vantagens da hipermídia, consegue integrar notas, citações, bibliografias, referências, imagens, fotos e outros elementos encontrados na obra impressa, de modo eficaz e sem a sensação de que sejam notas, citações etc.
Acredito que o aluno com competência leitora e escritora que desde muito cedo utiliza deste recurso, será a meu ver verdadeiro usuário de nossa língua e um produtor de conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário